Ao som dos atabaques, agogôs e ijexás, membros do Afoxé Filhos de Gandhy participaram da Sessão Solene em comemoração ao aniversário do bloco e pelos 470 anos da cidade de Salvador, proposta pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA) e João Roma (PRB-BA).

O cheiro de alfazema, o tapete branco e colares de contas azuis e brancas invadiram o Congresso Nacional levando a mensagem de paz, marca do afoxé que desfila no carnaval de Salvador. O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) autor da homenagem e diretor institucional da agremiação reverenciou a resistência dos fundadores do bloco, criado em 1949 por stivadores do Porto de Salvador.

"O afoxé Filhos de Gandhy nasce em um momento de extraordinários desafios. Momento de crise econômica, repactuação na vida política, supressão da liberdade e onde os ataques às ideias progressistas estavam presentes, assim como hoje. Mesmo assim, resistindo e empunhando a bandeira da paz, os estivadores decidiram se integrar ao carnaval e nesta trajetória de 70 anos, o bloco Filhos de Gandhy preservou sua tradição, símbolos e adereços cultuando a paz. E como dizia Mahatma Gandhi: Não há caminho para a paz, a paz é o caminho", destacou Daniel.

O líder da bancada comunista também parabenizou a cidade de Salvador pelo aniversário de 470 anos, celebrados no próximo dia 29 de março. "Homenagear Salvador é homenagear seu povo, sua ancestralidade, seu povo criativo, de luta e principalmente sua diversidade. Cidade que me acolheu quando vim do interior e tive a honra de ser eleito vereador por quatro mandatos. Aprendi que com alegria e energia podemos enfrentar com determinação as dificuldades", afirmou.

Vice-líder do PCdoB na Câmara, a deputada Alice Portugal (BA) destacou a importância da homenagem conjunta. “O nosso coração bate de maneira especial por esse Afoxé que é a alma pacificadora, é a alma antirracista, é a alma absolutamente ligada ao espírito da nossa gente. Parabéns, Filhos de Gandhy pelo que vocês arrastam pelas ruas da Bahia, a paz”, afirmou Alice Portugal.

A mesa da sessão foi composta pela secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, pelo senador Jaques Wagner, pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Davidson Magalhães, pelo secretário de Cultura e Turismo do município de Salvador, Claudio Tinoco e pelo presidente dos Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira.

Os deputados federais Bacelar, Jorge Solla, Adolfo Menezes e Marcelo Nilo também marcaram presença destacando o significado das homenagens ao tradicional bloco carnavalesco de Salvador e aniversário da primeira capital do país.