Orlando Silva (PCdoB-SP) reforçará a bancada do partido na próxima legislatura. Com o anúncio desta semana dos petistas Alexandre Padilha na Secretaria de Relações Institucionais, e Luiz Marinho no Ministério do Trabalho, o deputado Orlando Silva retorna à Câmara para o seu terceiro mandato.

O parlamentar havia ficado na primeira suplência da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) nas eleições de 2022, com 108.059 votos.

Orlando fez o anúncio nesta quinta-feira (22) nas suas redes sociais. “Alguns companheiros eleitos para a Câmara dos Deputados por São Paulo terão a honrosa missão histórica de auxiliar o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin na reconstrução nacional. Com os amigos Alexandre Padilha e Luiz Marinho no governo, assumo o meu terceiro mandato como deputado federal. Sigo na luta por um Brasil soberano, justo e democrático”, disse o parlamentar.

Em seus dois mandatos, Orlando liderou a bancada do PCdoB, presidiu as comissões de Direitos Humanos e Minorias, e do Trabalho, Serviço e Administração Pública. Destacou-se em importantes articulações e é voz ativa em defesa do Brasil e dos trabalhadores.

Durante o governo Bolsonaro, marcado pela disseminação de fake news, Orlando encabeçou a discussão sobre o tema no Parlamento e produziu um relatório de combate à desinformação. O texto busca aperfeiçoar a legislação brasileira referente à liberdade, à responsabilidade e à transparência na internet com o objetivo de reprimir a disseminação de conteúdos falsos pelas plataformas e ainda aguarda deliberação no Plenário.

Baiano de nascença, Orlando também garantiu a aprovação da Lei Padre Julio Lancellotti, que proíbe a chamada arquitetura hostil nas cidades; por unanimidade da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, liderando a articulação de diversos setores para construir um texto avançado que permitisse ao país proteger os cidadãos sem impedir oportunidades de negócio. Articulou a aprovação do projeto de reoneração da folha de pagamentos (PL 8456/17), do qual também foi relator. As mudanças na Lei de Migração (13.445/17) também tiveram sua relatoria. O novo texto substitui o antigo Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/80), adotado durante o regime militar, e revoga ainda a Lei da Nacionalidade (818/49), priorizando o acolhimento dos estrangeiros.

Desde o primeiro mandato figura entre os melhores deputados do Prêmio Congresso em Foco e entre os chamados “Cabeças do Congresso”, do Diap.

O deputado nas redes sociais:

Facebook: /orlandosilvasp/
Twitter: @orlandosilva
Instagram: @orlandosilvasp