O reitor da Universidade Nacional de Rosario, Franco Bartolacci, afirmou nesta sexta-feira (26) que o novo ministro da Educação nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, Carlos Decotelli, não possui título de doutor pela instituição, apesar da informação constar no currículo Lattes do economista e militar.

“Nos vemos na necessidade de esclarecer que Carlos Alberto Decotelli da Silva não obteve na Universidad Nacional de Rosario o título de Doutor mencionado nesta publicação”, ressaltou Bartolacci em sua conta oficial no Twitter.

Ao anunciar Decotelli para o cargo, na quinta-feira (25), Bolsonaro afirmou em suas redes sociais que o novo ministro é bacharel em ciências econômicas pela UERJ, mestre pela FGV, doutor pela Universidade de Rosário e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal. A informação também consta na publicação feita pelo próprio Decotelli na Plataforma Lattes no CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), cobrou explicações sobre o episódio ao novo ministro, lembrando que hoje ele é "a maior autoridade educacional do país". A parlamentar destacou que levou menos de 24 horas para que o currículo do novo ministro fosse colocado em xeque.

"Aliás, mentir sobre qualificação parece ser pré-requisito para ocupar cargo no governo Bolsonaro", comentou no Twitter.

Ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Decotelli é oficial da reserva da Marinha e foi escolhido para suceder no cargo o economista Abraham Weintraub, que, após 14 meses de conflitos e perseguições, anunciou sua demissão na semana passada. 

A nomeação foi confirmada em edição eletrônica do Diário Oficial da União (DOU).