Duas importantes instituições de saúde baianas, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos e as Obras Sociais Irmã Dulce, receberam, nesta terça-feira (28), o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, promovido pela Câmara dos Deputados. A homenagem é concedida desde 2010 a entidades governamentais e não governamentais que se destacam na promoção do acesso e qualificação dos serviços de saúde do gênero.      

A indicação das duas instituições foi feita pelos deputados baianos Alice Portugal (PCdoB), Lídice da Mata (PSB), Nelson Pelegrino (PT) e Elmar Nascimento (DEM). Além das duas entidades, também receberam a honraria a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer, do Espírito Santo; a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense, de Minas Gerais; e a Maternidade Escola Assis Chateaubriant, do Ceará.

Alice Portugal explicou que a escolha das duas entidades se deu de forma suprapartidária. “É fundamental este olhar diferenciado para a saúde da mulher, que é mãe, trabalhadora e protagonista de importantes lutas na política nacional. Este é um dos maiores prêmios da saúde brasileira que uma entidade pode receber e, acima de tudo, uma das maiores responsabilidades para a garantia da continuidade da luta pela democracia, pela democratização do acesso à saúde, em defesa do SUS e em defesa dos direitos das mulheres”, disse a parlamentar durante a entrega.

O prêmio ao Hospital da Mulher foi entregue ao diretor Paulo Sérgio Andrade e pelas Obras Sociais Irmã Dulce recebeu o prêmio Lucrécia Savernini. A cerimônia contou ainda com as presenças do secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, e da secretária de Relações Institucionais (Serin), Cibele Oliveira.

Pelo Hospital da Mulher, Paulo Andrade destacou a humanização, a rapidez no atendimento e a competência profissional como os principais elementos para o sucesso do modelo de atendimento à saúde da mulher no estado.

Pela instituição, também participaram da solenidade o diretor geral Marco Antonio Andrade e a diretora administrativa Avana Cavalcanti. Representando a diretora Maria Rita, que ficou em Salvador para acompanhar equipe do Vaticano encarregada dos preparativos da canonização de Irmã Dulce, em outubro, Lucrécia Savernin relembrou a luta de Irmã Dulce para consolidar a instituição no atendimento às pessoas carentes.