Com mais de 222 mil votos, Manuela d'Ávila foi eleita a deputada estadual mais votada do Rio Grande do Sul. Esta foi a primeira vez que Manuela concorreu ao cargo, depois de dois mandatos como federal. No atual, foi eleita a deputada mais votada do Brasil e mais votada da história do Rio Grande do Sul.

A deputada volta ao Estado para conviver mais de perto com movimentos sociais e por acreditar na renovação dos espaços políticos, tendo em vista que está em Brasília há oito anos. " Temos no Brasil um grupo de políticos que se perpetua no poder e que pouco contribuem para as mudanças que tanto precisamos. Esse é um dos motivos pelos quais quis voltar. Com mais experiência, sei que posso contribuir muito mais com o Estado", diz Manuela.

Desde que iniciou sua trajetória política, 15 anos atrás, Manuela lutou pelo que acredita ser possível: construir uma sociedade mais justa fazendo uma política diferente. "O Brasil avançou como nunca nos últimos anos, com Lula e Dilma, e o Rio Grande voltou a crescer com Tarso. Estamos no rumo certo, precisamos seguir avançando nas mudanças. Sei que num segundo mandato, Tarso e Dilma farão muito mais. Agora é trabalhar para reeleição de ambos", conclui a presidente do PCdoB no RS.

A trajetória da parlamentar

Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) tem atuação dedicada ao desenvolvimento do país, sendo reconhecida no Brasil e na América Latina pela defesa dos interesses da juventude e dos trabalhadores.

Jornalista formada pela PUC-RS,  iniciou sua trajetória no movimento estudantil em 1999. Dois anos depois, em 2001, ingressou na política pelo PCdoB. Foi conselheira do Conselho Universitário da UFRGS, coordenadora do Centro de Estudantes de Ciências Sociais, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (2003), presidente estadual (2005) e diretora nacional da UJS (2002).

Em 2004, foi eleita a mais jovem vereadora de Porto Alegre. Em 2006, foi eleita a deputada federal mais votada do RS. Em 2008, foi candidata à prefeitura de Porto Alegre, sua terra natal. No ano de 2009, foi indicada por jornalistas ao Prêmio Congresso em Foco e foi eleita pelos internautas como a deputada que melhor representa a população na Câmara. Em 2010, foi a deputada federal mais votada da história do Rio Grande do Sul com quase meio milhão de votos e a deputada mais votada do Brasil. Em 2012, concorreu à prefeitura de Porto Alegre e ficou em segundo lugar.

Na Câmara, Manuela foi relatora da Lei dos Estágios, do Estatuto da Juventude e do Vale-Cultura, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, vice-presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Integra a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade na Internet e a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. Eleita por unanimidade, foi vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Foi vice-líder do governo no Congresso.

Em 2011, foi apontada pela Revista Época como uma das 40 personalidades com menos de 40 anos mais influentes do Brasil. Também foi apontada pelo jornal inglês The Independent como uma das principais líderes mundiais do futuro. Recebeu cinco vezes o prêmio Congresso em Foco. Desde 2011 está na lista dos “100 Cabeças do Congresso”, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Em 2014, foi apontada a segunda melhor deputada, segundo o Atlas Político, desenvolvido por dois professores de Harvard.

Em 2013, Manuela atuou como líder da bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados.

Da Redação em Brasília
Com informações da assessoria da deputada