A União da Juventude Socialista (UJS) nasceu num período em que o Brasil ansiava por democracia. Era o fim da ditadura militar, quando no dia 22 de setembro de 1984, 600 jovens de todas as regiões do país se reuniram na Assembleia Legislativa de São Paulo para fundar a UJS. Naquele ano, históricos movimentos de massa como o das Diretas Já, também davam seus primeiros passos. Trinta anos depois, esses e novos jovens comemoram as conquistas obtidas nesse período e sonham com mais avanços.

A Bancada do PCdoB na Câmara se agrega a essa luta e saúda o 30º aniversário da UJS. Luciana Santos, deputada pernambucana ligada aos movimentos estudantis, lembrou que, desde sua fundação, a entidade participa ativamente das principais lutas e conquistas da juventude e do povo brasileiro. “Foi assim na garantia do voto aos 16 anos, no Fora Collor, na conquista dos 10% do PIB para a educação, na aprovação do Estatuto da Juventude entre tantas outras lutas e conquistas. Parabéns e vida longa À UJS!”

Entre os deputados da bancada, figuram ex-integrantes da Juventude Socialista, como Gustavo Petta (SP) e Manuela D’Ávila (RS). Para Petta, fazer parte da UJS foi uma “verdadeira escola de vida”. “Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa organização. A militância na UJS e na UNE [União Nacional dos Estudantes] me ajudou a consolidar minhas convicções, ideais e esperança na construção de um Brasil mais justo. Foi essa atuação que me mostrou que o caminho da mudança é a luta. Sem luta, não há mudanças e, sem mudanças, estamos fadados à acomodação. Tornamo-nos velhos conservadores, presos no espaço e no tempo histórico", enfatizou.

O mesmo sentimento é compartilhado por Manuela. “Grande parte do que me tornei como ser humano devo aos aprendizados durante meus 13 anos de UJS. Tempo bom em que comecei a militar e a entender que meus sonhos de um Brasil justo não eram apenas meus, mas de muitos jovens”, reforçou.

Nas redes sociais, os deputados Alice Portugal (BA), Assis Melo (RS), Chico Lopes (CE), Evandro Milhomen (AP) também lembraram a data, reforçando a importância das lutas encabeçadas pela Juventude Socialista em busca de um Brasil melhor.

A UJS participou ativamente da elaboração do artigo quinto da Carta Magna, que trata dos direitos e garantias fundamentais e da liberdade de expressão na sociedade brasileira; da conquista do voto aos 16 anos; da campanha Fora Collor; da luta pela meia-entrada dos jovens em eventos culturais e esportivos; da reivindicação do passe livre nos transportes das grandes cidades; da ampliação do ensino superior brasileiro; do aumento de vagas nas universidades federais; da criação da política de cotas e da criação do Prouni (Programa Universidade para Todos); da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) com a destinação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.

Hoje, a UJS se mantém firme em busca dos avanços democráticos para o Brasil, defendendo transformações mais profundas, compreendendo que as políticas populares dos últimos 12 anos foram apenas o começo, uma porta de entrada para o futuro que a juventude deseja e espera.

De Brasília, Christiane Peres
Com informações da UJS