O maior acesso à educação, à cultura e ao esporte, garantindo oportunidades aos jovens, são bandeiras da bancada do PCdoB. Esta semana, parlamentares do partido falaram sobre a atuação na área.

"No Congresso, continuarei minha luta por mais universidades, mais cursos de mestrado e de doutorado", garantiu Chico Lopes.

Manuela foi a relatora da Lei 12.852/2013, conhecida como Estatuto da Juventude, que define os direitos para jovens entre 15 e 29 anos. O Estatuto garante a autonomia e a emancipação dos jovens, garantindo o aumento das possibilidades de consumo cultural, indo além do acesso restrito à educação formal.

"O Estatuto da Juventude é uma legislação avançada por ter sido construída coletivamente com a colaboração dos mais diversos segmentos sociais ao longo de nove anos. Essa carta de direitos consolida conquistas, garantindo políticas públicas de Estado, e não de governos, para cerca de 52 milhões de brasileiros. Não existe país desenvolvido sem amplo investimento na juventude", afirmou Manuela.

Com a preocupação de que os jovens participem mais ativamente da política, o programa criou o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que deve organizar o planejamento, a implementação, o acompanhamento e a avaliação das ações, dos planos e dos programas que constituem as políticas públicas de juventude.

"Garantir direitos por meio do Estatuto é procurar enfrentar as desigualdades sociais. Ampliar o acesso à cultura, à educação e ao esporte é possibilitar que milhares de jovens não tenham que vivenciar a violência, o tráfico de drogas e os homicídios", explicou a parlamentar gaúcha.

Promover o acesso à prática esportiva e ao lazer é uma das prioridades de Milhomen, que acredita no esporte como um aliado da educação que estimula a inclusão social, melhora o aproveitamento escolar e eleva a qualidade de vida da população. Em 4 anos, o parlamentar destinou R$ 48,7 milhões a projetos de grande impacto social. 

Da Redação em Brasília