Com 3.251 óbitos nas últimas 24h por Covid e com a parcialidade de Moro no caso de Lula ratificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Jair Bolsonaro decidiu à cadeia nacional na noite desta terça-feira (23) mentir à população. Em poucos minutos, o presidente que vem negando a gravidade da pandemia desde seu início, afirmou que seu governo “não deixou de tomar medidas” para enfrentar a crise sanitária.

Com os dados desta terça, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), contabiliza que mais de 298 mil brasileiros tiveram suas vidas interrompidas pelo novo coronavírus.

“Falar que o governo não deixou de tomar medidas para enfrentar a pandemia é uma grande mentira do presidente. Dizer que as vacinas estão garantidas, só se ele estiver se referindo a outro país, porque no Brasil que não é. Foram 3.251 mortes nas últimas 24h e a culpa é de Bolsonaro! GENOCIDA!”, afirmou a vice-líder da Minoria, Alice Portugal (PCdoB-BA).

A vice-líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), também apontou as mentiras de Bolsonaro em seu pronunciamento. “’Somos incansáveis na luta contra o coronavírus’, diz Bolsonaro. Maior mentira que já vi. Três minutos, foi o tempo da fala de Bolsonaro em cadeia nacional. Não tinha o que dizer sobre o trabalho dele no enfrentamento a pandemia, ele nada fez”, pontuou a parlamentar.

A deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP) também usou suas redes sociais para repercutir o pronunciamento de Bolsonaro e afirmou que se o Brasil possui alguma vacinação em curso “certamente não se deve ao esforço e liderança do presidente, mas sim à pressão da sociedade e ao esforço valoroso de prefeitos e governadores que tentam, dia-a-dia salvar vidas, APESAR do constante boicote do governo federal”.

Para citar apenas um dos boicotes do governo, em 2020, Bolsonaro travou verdadeira guerra contra o governador de São Paulo, João Doria, e a vacina coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a chinesa Sinovac. Chegou a proibir a compra de 54 milhões de doses da “vachina”, como a classificou, pelo Ministério da Saúde.

Panelaço

Várias cidades pelo Brasil registraram panelaços contra Bolsonaro durante seu pronunciamento fake. Em sua conta no Twitter, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que o barulho em São Paulo foi “beeem alto”.

O panelaço foi acompanhado de gritos de “Fora, Bolsonaro” e “Bolsonaro genocida”. Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Recife, Fortaleza, Bahia, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Belo Horizonte, Natal, João Pessoa são algumas das capitais que registraram protestos contra o governo Bolsonaro.