Parlamentares do PCdoB reagiram, em suas redes sociais, nesta segunda-feira (18), ao mais novo delírio autoritário de Bolsonaro que declarou: “quem decide se um povo vai viver na democracia ou na ditadura são as Forças Armadas”.

A frase, cuidadosamente dirigida aos seus seguidores mais fanáticos e ideológicos, vem num momento em que o presidente se vê enfraquecido pelo fato de seu governo ter sido incapaz de articular um plano de vacinação célere e eficiente e de a imunização no país ter sido iniciada pelo governo de São Paulo.

“Sempre que Bolsonaro está mal na opinião pública, ele envolve as Forças Armadas em sua verborreia. Não existe um único artigo na Constituição que sustente essa posição. Penso que os comandantes não concordam com os flertes antidemocráticos de Bolsonaro”, disse a líder do PCdoB, Perpétua Almeida (AC).

A deputada Jandira Feghali (RJ), também se manifestou neste mesmo sentido: “Rastejando na sarjeta, Bolsonaro ventila mais uma baboseira polêmica pra ganhar relevância. Desta vez, com as Forças Armadas. Pelo que todo mundo vê, o sr. é uma vergonha. E as Forças são do Estado, não apenas de um governo, como o seu fracassado”.

Já Orlando Silva, deputado por São Paulo, declarou: “Bolsonaro fez nova ameaça à democracia, talvez para desviar a atenção da humilhação na vacina. Não! Não são os militares que decidem sobre o regime, é a Constituição, a quem tanto os militares quanto Bolsonaro devem respeito. O Congresso independente garantirá a democracia”.