Comissão aprova medidas para minimizar impacto da crise hídrica no Brasil

Brasília, quarta-feira, 5 de dezembro de 2018 - 17:58

ÁGUA

Comissão aprova medidas para minimizar impacto da crise hídrica no Brasil


Por: Da Redação

Relatório do deputado Givaldo Vieira (PCdoB-ES) propõe, entre outras coisas, o pagamento por serviços ambientais para os pequenos agricultores que preservarem as nascentes.

Agência Brasil

A comissão especial da Câmara dos Deputados destinada a estudar e debater os efeitos da crise hídrica, bem como propor medidas para minimizar os impactos da escassez de água no Brasil, aprovou, nesta quarta-feira (5), relatório do deputado Givaldo Vieira (PCdoB-ES).

Entre as soluções elencadas pelo parlamentar para combater o risco de desabastecimento hídrico no Brasil está a proposta de um projeto de lei que inclua a educação sobre o uso consciente da água na chamada Lei das Águas, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o sistema nacional de gerenciamento desses recursos.

O relatório propõe, ainda, o pagamento por serviços ambientais para os pequenos agricultores que preservarem as nascentes, além do investimento para evitar o desperdício em vazamentos durante o processo de produção, tratamento e distribuição, que chega a 40%. Nessa conta também entram os desvios ilegais e furtos de água.

“Este é um modelo que já mostrou dar resultado. O programa Reflorestar, lançado pelo primeiro governo de Renato Casagrande, que colaborei como vice-governador, é um bom exemplo desta política de proteção ambiental”, pontuou Givaldo.

O Brasil, junto com mais oito países, detém aproximadamente 60% das fontes renováveis de água doce no mundo. Entre esses países, o Brasil destaca-se em primeiro lugar em quantidade de água renovável com 6.220 bilhões de metros cúbicos.

Também fazem parte, em ordem de volume, a Rússia (4.059m³), os Estados Unidos (3.760m³), o Canadá (3.290m³), a China (2.800m³), a Indonésia (2.530m³), a Índia (1.850m³), a Colômbia (1.200m³), o Peru (1.100m³) e os 15 países da comunidade europeia juntos, com 1.171 bilhões de metros cúbicos.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com