O deputado Orlando Silva, do PCdoB de São Paulo, foi escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para assumir a 1ª vice-liderança do governo na Câmara dos Deputados.  O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira (10) pelo líder do governo, José Guimarães (PT-CE). Foram escolhidos outros nove vice-líderes dos dez partidos da base: PT, PMDB, Pros, PDT, PSD, PP, PR, PRB e PTB. Veja lista no final da matéria.

Com isso, Orlando Silva vai auxiliar o governo nas matérias em votação no Plenário, conduzindo um diálogo permanente com a Câmara e a sociedade. “Espero transformar a experiência que tive como ministro em canais de diálogos de modo que nós possamos ter aqui na Câmara uma base mais unida, mais combativa. Unificada em torno da governabilidade da presidenta,” afirma o parlamentar.

O PCdoB já teve em sua história outros dois vice-líderes: Renildo Calheiros e Sérgio Miranda. O cargo tem como funções a de recomendar o voto aos projetos em Plenário, acompanhar reuniões, participar dos trabalhos de qualquer comissão de que não seja membro, sem direito a voto, mas podendo encaminhar a votação ou requerer a verificação desta.

José Guimarães, líder do governo,disse que no dia 24 deste mês haverá um almoço com líderes da base aliada e o governo para tratar das matérias que interessam ao país, como as medidas provisórias sobre o ajuste fiscal entre outras. “Essa será a tônica de nosso trabalho: aprimorar a relação da Liderança do Governo com a base, os movimentos sociais e inclusive com a oposição”, disse.

Saiba quais são os vice-líderes do governo:

1 – PCdoB: Orlando Silva

2 ­ PT: Carlos Zarattini

3- PMDB: Marcelo Castro

4- PP: Ricardo Barros

5- PTB: Luiz Carlos Busato

6- PSD: Paulo Magalhães

7- Pros: Hugo Leal

8-PRB: Antônio Bulhões

9- PSC  -Silvio Costa 

10 PR – José Rocha