Com pouco espaço na mídia pelo avanço do coronavírus e com sua imagem danificada pela ida do ex-juiz federal Sergio Moro para o governo de Jair Bolsonaro (sem partido-RJ), a operação Lava Jato completou seis anos nesta terça-feira (17).

Para o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), a relação promíscua entre o procurador Deltan Dallagnol e o então juiz Sergio Moro, revelada por uma série de reportagens conhecida como Vaza Jato, publicada em diversos jornais, entre eles El País, Folha de S.Paulo, Intercept e A Pública, também é um ponto negativo da força-tarefa que precisa ser destacado.

“A Lava Jato se tornou uma operação conspurcada e corrompida por Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Não era o combate à corrupção que motivava esses dois, eram tenebrosas transações envolvendo inconfessáveis e espúrios interesses”, criticou o vice-líder do PCdoB na Câmara.

O caso mais emblemático da operação foi a prisão do ex-presidente Lula no momento em que ele liderava a corrida eleitoral de 2018, o que abriu caminho para a vitória de Bolsonaro. Pela maneira como o processo foi conduzido por Sergio Moro, que acabaria virando ministro da Justiça do presidente eleito, mais de cem juristas examinaram cuidadosamente a condenação e publicaram o livro “Comentários a uma sentença anunciada: o Processo Lula”, que aponta uma série de irregularidades no veredicto.

Já a série de reportagens Vaza Jato chegou à sua 98ª publicação na quinta-feira (12), mostrando a proximidade entre procuradores da Lava Jato e agentes do serviço de inteligência dos Estados Unidos, e como Dallagnol e seus comparsas esconderam a visita de ao menos 17 membros do FBI a Curitiba, em 2015, sem conhecimento do Ministério da Justiça.

“As revelações dos abusos da Lava Jato envergonham aqueles que a defenderam cegamente. Com a desculpa de combater a corrupção o então juiz e os procuradores cometeram ilegalidades e instrumentalizarem o Ministério Público e a Justiça Federal para fazer a maior armação política da história do Brasil”, concluiu Márcio Jerry.

*Ascom Márcio Jerry.