O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia – sofreu um tombo de 4,1% em 2020, numa demonstração de que governo Bolsonaro não foi capaz de “salvar a economia”, como anunciou o presidente da República.  Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É o maior recuo anual da série iniciada em 1996. Essa queda interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%”, informou o IBGE. Ou seja, os números de 2020, superiores à  queda de 3,5% registrada em 2015,  praticamente anulam o irrisório crescimento dos anos anteriores.

Deputados do PCdoB reagiram à divulgação dos dados. A deputada Jandira Feghali (RJ) afirmou que a “farsa acabou”. “PIB cai 4% em 2020 e o Brasil enconlheu. Sem vacina, sem auxílio, com reformas neoliberais que destruíram o Estado (previdência, trabalhista, terceirização), o estrago será implacável em 2021. E quem paga? O povo. Como se sabe, os ricos ficaram mais ricos”, destacou em sua conta no Twitter.

O deputado Orlando Silva (SP) lembrou que o resultado só não foi pior devido ao auxílio emergencial aprovado pelo Congresso e criticou a falácia do discurso de Bolsonaro e Guedes sobre recuperação econômica. “PIB do Brasil teve um tombo de 4,1%, os piores índices desde que a pesquisa é feita. Indústria, comércio e serviços na lona. A recuperação em V é mentira de Bolsonaro e Paulo Guedes. A situação só não foi pior graças ao auxílio emergencial, que sustentou o consumo das famílias. Até a agropecuária, que cresceu cerca de 2%, teve desempenho frágil. A volta do auxílio de R$ 600 é vital para enfrentar a pandemia e ter condições mínimas de estabilidade. Paulo Guedes disse que é "demissível em 30 segundos" e que vai embora se estiver fazendo coisa errada. Esse poço de incompetência e prepotência acaba de afundar a economia em 4,1% e com o último trimestre em desaceleração. Vamos contar? 1, 2, 3…”, afirmou o parlamentar em suas redes.

O deputado Daniel Almeida (BA) também comentou o dado. Para ele, “o desmantelamento do Brasil se aprofunda a cada dia que passa com Bolsonaro no poder”.

“Com queda de 4,1% do PIB, o Brasil deixou grupo das 10 maiores economias do mundo. A coisa é séria e o culpado tem nome: Bolsonaro, que ao invés de garantir a vacina, agora mandou buscar em Israel outra falcatrua: "Spray Milagroso" para Covid, cuja eficácia ainda não é comprovada!”, alertou a deputada Alice Portugal (BA).