O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) saudou, nesta quarta-feira (11), representantes e integrantes que dão vida ao Bumba-Meu-Boi do Maranhão, escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

“Viva o Bumba-Meu-Boi do Maranhão, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Viva Chiador, Coxinho; Viva Humberto; Viva Chagas, Zé Alberto; Viva Lobato; Viva, Viva, viva todos os cantadores de todos os batalhões. Viva o Maranhão”, declarou.

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o Bumba Meu Boi do Maranhão já era considerado um Complexo Cultural por congregar símbolos e significados de histórias típicas das relações sociais e econômicas do estado. Para o parlamentar, a seleção veio dar força às tradições maranhenses. “Sem dúvida, um reconhecimento importante, que dá ainda mais ênfase à riqueza de nosso estado".

Com mais de cem grupos de Bumba-Meu-Boi, o Maranhão realiza, todos os anos, uma série de eventos que incluem apresentações musicais e coreográficas que marcam o fim das festividades juninas. Cada um dos sotaque e características próprias dos bois se manifestam em roupas, instrumentos, cadência da música e coreografias.

*Ascom Márcio Jerry.