Deputados promoveram, nesta terça-feira (15), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Imigração Chinesa. O 15 de agosto marca a data de chegada oficial dos chineses a São Paulo em 1900. Atualmente, vivem no Brasil mais de 300 mil imigrantes oriundos da China.

O embaixador da República Popular da China no Brasil, Li Jinzhang, agradeceu a parceria brasileira em várias áreas. “Os chineses foram recebidos de braços abertos. Os imigrantes não só trouxeram a cultura chinesa para o país, mas também promoveram o desenvolvimento socioeconômico local”, relatou.

Representando a Bancada do PCdoB, o deputado Daniel Almeida (BA) enfatizou a importância da presença chinesa no país. Os dois países contabilizam 43 anos do estabelecimento de relações diplomáticas. “É uma longa história de amizade e de aprofundamento de relações entre esses dois povos. Isso se expressa na cultura, culinária, esporte e economia. Hoje a China é o principal parceiro comercial brasileiro. Um volume extraordinário de negócios é realizado. Os chineses são uma inspiração em termos de distribuição de renda”, afirmou.

Ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) destacou os esforços da China para assegurar a paz mundial. “O Brasil tem enormes desafios semelhantes aos chineses, como a paz, o desenvolvimento, o crescimento, a soberania e a inclusão dos seus. Cumprimento todos os chineses que ajudam nesta cooperação fraterna entre os dois países”, discursou. 

Para o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado Fausto Pinato (PP-SP), “nada mais justo do que celebrar a presença e a contribuição dos chineses ao Brasil com a instituição de uma data nacional que reverencie a memória e a história da imigração e da amizade com aquele país”, disse. 

A líder do PCdoB no Senado, senadora Vanessa Grazziotin (AM), e o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) também participaram do evento.