Os temas da agenda da classe trabalhadora voltaram à mesa de negociação do governo federal nesta quinta-feira (8). Ao lado de representantes das centrais sindicais, o deputado Assis Melo (RS) se reuniu com o ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.

Na pauta o pedido de diálogo permanente com o governo para a construção de uma agenda positiva que traga conquistas e a ampliação de direitos para os trabalhadores.

As reivindicações foram condensadas em uma lista de 80 itens. Entre os temas, destacam-se a votação do projeto que estabelece igualdade entre homens e mulheres nas relações de trabalho; a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; o fim do fator previdenciário; a regulamentação do trabalho doméstico; a liberação remunerada dos servidores públicos para exercerem a atividade sindical, com direito à negociação coletiva; e a ratificação das convenções 151 (trata da negociação coletiva e direito de greve no serviço público) e 158 (versa sobre a demissão imotivada) da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os sindicalistas e parlamentares pediram ainda apoio do Planalto na rejeição do Projeto de Lei 4.330/2004, que trata da terceirização.

Berzoini assumiu o compromisso de debater os temas com os ministros Gilberto Carvalho, da Presidência da República, e Manoel Dias, do Ministério do Trabalho e Emprego. Eles estão à frente da articulação política do governo Dilma Rousseff nas tratativas com os movimentos sociais.

Berzoini propôs ainda marcar uma agenda para a próxima semana com Carvalho e Manoel Dias, enquanto os parlamentares assumiram o compromisso de voltar a se reunir com o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves para debater a construção de uma pauta de votação positiva para a classe trabalhadora. 

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Informações do gabinete do parlamentar