O deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA) cobrou no Plenário da Câmara, nesta quarta-feira (9), a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 73/2021, conhecido como PL Paulo Gustavo. A iniciativa libera R$ 3,8 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para amenizar os efeitos negativos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19 no setor cultural.

Segundo Rubens Jr, o setor foi o primeiro a parar e será o último a voltar. “No contexto da Covid-19, o papel do governo federal é permitir mecanismos de compensação até superarmos esse momento de pandemia”, afirmou o deputado.

O PL Paulo Gustavo pode beneficiar artistas, criadores, empresas e cadeias econômicas da música, teatro, dança e artes plásticas. Em dezembro do ano passado, o Senado Federal aprovou o PL e enviou para análise da Câmara. Na última terça-feira (8), Rubens Jr se reuniu com representantes da cultura maranhense e se comprometeu a apresentar requerimento de urgência para incluir o PL na Ordem do Dia da Casa.

Rubens Jr também manifestou apoio à Lei Aldir Blanc 2, de autoria dos deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA), Renildo Calheiros (PCdoB-PE) e  Luizianne Lins (PT-CE), que transforma os repasses em mecanismo permanente. Para ele, as propostas são complementares.

“Percebo certa má vontade por parte do governo federal, mas esta casa deu tantas boas respostas para combater a pandemia e esta, sem dúvida alguma, é mais uma pauta indispensável e a Cultura precisa e espera isso dessa Casa".

Grande artista

Ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro, Paulo Gustavo morreu em 2021, aos 42 anos, em decorrência da Covid-19. Ele é um dos artistas mais populares e admirados do Brasil, com trabalhos na TV, Teatro e Cinema. Os três filmes “Minha mãe é uma peça” venderam mais de 26 milhões de ingressos entre 2013 e 2020, refletindo a grandiosidade do setor cultural brasileiro.