O plenário aprovou nesta quinta-feira (28) o Projeto de Resolução 65/2021, de autoria da Bancada comunista na Câmara dos Deputados, que presta homenagem ao líder político Haroldo Lima, que exerceu cinco mandatos de deputado federal pelo PCdoB no Estado da Bahia.

Nascido em 7 de outubro de 1939, na cidade de Caetité, Haroldo foi deputado Constituinte e faleceu em 24 de março de 2021, aos 81 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. No exercício dos seus mandatos, se destacou na defesa do fortalecimento da democracia, igualdade social e pelo Estado Democrático de Direito.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo do relator, deputado Cacá Leão (PP-BA), que fez adequações à proposição original. O texto estabelece que a denominação "Ala Haroldo Lima" seja conferida ao corredor da Ala "C", no Anexo II da Câmara dos Deputados, no trecho localizado à frente das salas de números 2 a 28.

Apensados ao PRC 65, os projetos de resolução 66 (também do PCdoB) e 67 tiveram sua redação original alterada pelo relator e passaram a denominar o espaço localizado em frente às salas 34 a 60, do mesmo corredor, como "Ala Simão Sessim". O ex-parlamentar morreu em agosto passado, aos 85 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava debilitado por causa do tratamento contra um câncer linfático e contraiu Covid-19.

O projeto foi aprovado em votação simbólica. Em seguida, a proposta foi promulgada, transformando-se na Resolução 28/2021.

Ao apresentar a proposição, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), destacou que se trata de uma justa homenagem a dois grandes brasileiros vitimados pela pandemia do novo coronavírus.

“São ex-parlamentares que muito contribuíram para vida nacional, que lutaram pela democracia e se tornaram referência importante dentro da Câmara dos Deputados”, disse.

O deputado Cacá Leão declarou que relatar o projeto tocava seu coração, por reforçar "a certeza de como é bom servir ao povo brasileiro".

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), vice-líder da Oposição, agradeceu o plenário pela homenagem, que resgata a imagem de dois grandes parlamentares da Casa. "Simão Sessim foi irmão, parceiro e amigo; e Haroldo Lima um dos maiores defensores da democracia e dos direitos do povo brasileiro".

Repercussão

Em suas redes sociais, o vice-líder da Bancada comunista Daniel Almeida (BA) comemorou a homenagem: "Viva Haroldo Lima! Nosso eterno líder foi homenageado na Câmara dos Deputados, com a aprovação da proposta da bancada do PCdoB. O corredor das Comissões Permanentes da Câmara se chamará “Ala Haroldo Lima”. Ele foi 5x eleito como Dep. Federal e deixou um brilhante legado!".

Também vice-líder do PCdoB, a deputada Alice Portugal (BA) destacou que o ex-deputado sobreviveu à ditadura e dedicou sua vida política à defesa do Estado Democrático de Direito, da justiça social e de um país livre e soberano. "Viva, Haroldo Lima! Nosso expoente da democracia e da liberdade", escreveu no Twitter.