A necessidade de enfrentamento a Bolsonaro por meio de uma frente ampla, as eleições de 2022, a CPI da Covid e o superpedido de impeachment foram alguns dos temas abordados em entrevista do líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), à rádio CBN de Caruaru na sexta-feira (9).

“O Bolsonaro tem feito um grande mal ao Brasil”, disse Renildo, acrescentando que hoje o Brasil é um país sem governo. “Bolsonaro é um homem despreparado, mal educado, que não entende nada de saúde, de economia, de educação, e não está interessado em governar. Bolsonaro é um presepeiro, acostumado a provocar e agredir as pessoas e desrespeitar a sociedade; é um governo largado, abandonado”, apontou.

Renildo também criticou a forma como o presidente tem lidado com a Covid-19. “Há mais de um ano o país enfrenta a pandemia e ele sequer respeita a dor e o sofrimento das pessoas. Bolsonaro sempre incentivou aglomerações, estimula as pessoas a não usarem máscara, a desacreditarem na ciência e não se interessou pelas vacinas”. O deputado acrescentou que “Bolsonaro é um homem nocivo à democracia e à sociedade, é uma ameaça fascista e precisa ser derrotada”.

Neste sentido, Renildo explicou que a experiência mundial mostra que “para derrotar o fascismo, é preciso juntar muita gente, muitas forças, formar isso que a gente chama de frente ampla, encontrar um candidato que tenha a confiança da sociedade, apoio político e social para derrotá-lo, para depois consolidarmos a democracia e trazermos o Brasil para o caminho do crescimento econômico e do desenvolvimento”.

Com relação à apropriação das instituições pelo presidente e seus aliados, Renildo destacou: “o Bolsonaro aparelhou tudo, demitiu o comando da Polícia Federal e colocou um comando dele, trocou todos os superintendentes regionais da PF e botou pessoas ligadas a ele”. E acrescentou: “Bolsonaro não tem uma visão democrática, ele quer ter o controle e o comando de cada coisa para intimidar as pessoas e perseguir os adversários, ele só se ocupa disso, não se ocupa de governar. Por isso, apontou Renildo, “foi necessária uma Comissão Parlamentar de Inquérito para ter acesso às coisas que os canais normais de funcionamento de uma sociedade democrática não estavam fazendo”.

O líder do PCdoB destacou como uma das mais importantes contribuições da CPI da Covid as descobertas em torno de negociações relativas à aquisição de imunizantes, feita à margem da legislação e das regras estabelecidas para esse tipo de aquisição governamental. O que se viu, disse, foi “uma grande safadeza na compra das vacinas, o povo morrendo sem vacinas e as pessoas que deveriam cuidar da compra antecipada não compraram e só criaram dificuldades e até propina estavam exigindo”.

No que diz respeito ao impeachment, Renildo afirmou ser completamente favorável e salientou: “Há duas semanas, pegamos todas as denúncias de mais de cem processos e consolidamos em um só, que é o chamado superpedido de impeachment. O que queremos é que o presidente da Câmara despache esse pedido”, que seja feita a “averiguação dos fatos pelos quais ele está sendo acusado e se o Congresso chegar à conclusão de que houve crime de responsabilidade, aí sim ele será afastado”.