A falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) é uma das principais razões para o alto de índice de morte de profissionais da saúde por coronavírus no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), até esta quarta-feira (6) foram identificados 73 óbitos de profissionais da categoria pela Covid-19 no país.

O dado foi publicizado pelo jornal El País e trazido à discussão pela líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), durante votação da PEC do Orçamento de Guerra na Câmara. Para a parlamentar, é urgente o encaminhamento de EPIs em quantidade e qualidade para garantir o atendimento adequado da população e a vida desses profissionais.

“Precisamos fazer alguma coisa para ajudar a enfermagem. Da forma como vai, nós vamos ficar sem profissionais de saúde, pois o governo não está fazendo nada. É preciso encaminhar EPIs para os estados”, cobrou a parlamentar.

De acordo com a reportagem, os óbitos desses profissionais no Brasil já superam as vítimas na Itália, na Espanha e nos EUA. Os EUA, por exemplo, país com maior número de vítimas da pandemia (mais de 71.000), perdeu 46 profissionais de enfermagem, segundo entidades de classe. A Itália, segunda nação mais afetada pela doença com mais de 29.000 vítimas, teve 35 óbitos, de acordo com informações da Federazione Nazionale degli Ordini delle Professioni Infermieristiche, entidade equivalente ao Cofen no país europeu. A Espanha, que vem logo atrás com mais de 25.000 mortos, teve apenas quatro óbitos entre profissionais da área, segundo o Consejo General de Enfermería.

Os dados no Brasil estão sendo computados pelo Cofen, que laçou uma plataforma para monitorar as mortes na enfermagem com o auxílio dos Conselhos Regionais.