Ex-deputado federal, Jamil Murad foi um dos agraciados desta edição. Durante a sessão solene, Murad se disse honrado com a homenagem e agradeceu a proposição do seu nome. “Estou aqui representando a militância do PCdoB, a história do partido e a esperança em sair dessa situação tão difícil. Vamos continuar na luta pela democracia, pela liberdade e pela representação autêntica dos trabalhadores por meio do PCdoB", afirmou.

O líder dos comunistas na Câmara, deputado Orlando Silva (SP), participou da cerimônia que destacou o camarada médico formado pela Universidade de São Paulo (USP). "Jamil sempre foi um exemplo de solidariedade, de luta por um Brasil desenvolvido, soberano e com justiça social. Além de deputado combativo, é médico humanista, um profissional reconhecido por seus pares e pelos pacientes que ainda hoje atende no sistema público de saúde", definiu o parlamentar paulista.

A condecoração é destinada a autoridades, personalidades, instituições, entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

De acordo com a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a indicação de Jamil Murad pela Bancada do PCdoB para receber a Medalha do Mérito Legislativo de 2018 é uma forma de reconhecer os “50 anos de vida pública e militância no PCdoB”.

Servidor público, ele foi por quatro mandatos dirigente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, deputado estadual eleito para ALESP em 1990, 1994 e 1998, deputado federal de 2003 a 2007 e vereador na cidade de São Paulo (2009-2012 e 2015-2016).