O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta de agradecimento ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aos líderes partidários e demais parlamentares que se mobilizaram e lutaram para impedir sua transferência para um presídio em São Paulo na última semana. A carta foi entregue por deputados da Oposição na noite desta terça-feira (13).

Na carta, o ex-presidente afirma que assistiu a uma “oportuna e inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais” com o gesto dos parlamentares contra a sua transferência. “Com fé no Brasil e a certeza de que ainda vamos reencontrar a Justiça, a prosperidade e a paz, agradeço o gesto de solidariedade”, escreveu Lula.

No último dia 7, mais de 70 parlamentares de 12 partidos foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a tentativa de transferir ilegalmente Lula de Curitiba para São Paulo. A reunião foi feita a pedido do presidente da Câmara, que, naquele dia, ainda adiou as votações no Plenário da Casa para que os parlamentares pudessem ir ao Supremo. Após o encontro, o STF anulou a decisão da juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, e assegurou as prerrogativas constitucionais de qualquer ex-presidente que, no caso de detenção, tem direito a Sala de Estado Maior.

Maia agradeceu a carta e reafirmou compromisso com a defesa da Constituição. “Todos precisam respeitar nossas leis. É disso que falamos na semana passada. Foi uma decisão acertada. É para isso que servem os poderes e as instituições. Agradeço tanto o gesto da semana passada como agora. Que a Justiça seja sempre feita de forma correta com todos os brasileiros e que a gente consiga retomar o protagonismo no Parlamento e retomar as pautas econômicas e sociais, mesmo que tenhamos uma visão divergente. Que tenhamos um Brasil mais democrático”, pontuou o presidente da Casa.

Para a líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a carta foi de “puro agradecimento pela defesa das leis e da Constituição contra o pedido bizarro da juíza Lebbos”.