A líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), disse que a Oposição, com apoio de partidos do chamado “Centrão”, vai impedir a votação no Plenário da Câmara dos Deputados de qualquer medida provisória nesta semana. Isso contraria a agenda do governo, que tem interesse em ver aprovada o quanto antes a MP que reestrutura os ministérios (MP 870/19) e perde validade em 3 de junho.

A deputada afirmou ainda a intenção de aprovar hoje um requerimento do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, seja convocado a dar explicações ao Plenário da Câmara sobre os cortes orçamentários nas universidades federais. Weintraub já é esperado nas comissões de Educação e de Trabalho nesta quarta-feira (15). “Nesta semana teremos obstrução total de MPs”, declarou a deputada.

Os líderes, segundo ela, discutem ainda a urgência a um dos mais de dez projetos de decreto legislativo que pretendem sustar a norma do governo Bolsonaro sobre o porte de armas. “Esse ponto é mais polêmico”, reconheceu.

*Informações da Agência Câmara