O PCdoB reelegeu cinco deputados federais e uma nova parlamentar, a atual vereadora de Porto Alegre, Daiana Santos. Foram reeleitos Jandira Feghali (RJ), vice-presidenta do partido; o líder na Câmara, Renildo Calheiros (PE); Alice Portugal e Daniel Almeida (BA), além de Márcio Jerry (MA). Com a eleição de Daiana, primeira negra a representar seu estado na Câmara dos Deputados, o partido retoma sua representação no Rio Grande do Sul. Ao todo, as mulheres são metade dos eleitos.

Na Bahia, Alice Portugal fez 124.358 votos e Daniel Almeida, 125.374. Márcio Jerry conquistou 106.143 no Maranhão. No Rio Grande do Sul, Daiana Santos alcançou 88.107. Jandira obteve 84.054 no Rio de Janeiro  e Renildo Calheiros, em Pernambuco, teve 59.686.

Na avaliação da presidenta do PCdoB, Luciana Santos, “essa foi uma eleição dura, dentro de um contexto de ataques contínuos à democracia e aos direitos da nossa gente, mas que mostrou a força da união do nosso povo. Elegemos uma bancada aguerrida de deputados e deputadas federais que vai representar muito bem os trabalhadores e os brasileiros e brasileiras que mais precisam de oportunidades e proteção do Estado”.

Luciana acrescentou ainda que o PCdoB segue na Câmara dos Deputados “com a coerência, disposição, maturidade e determinação que são as marcas registradas da nossa bancada e vai ajudar muito Lula nesse processo de reconstrução que nosso país precisa viver. Essa mesma marca vamos imprimir nas Assembleias Legislativas pelo Brasil afora. Não tenho dúvidas, teremos uma atuação brilhante que vai seguir honrando nossa trajetória de 100 anos de lutas”.

A dirigente também parabenizou a todos e agradeceu “a todos e todas que concorreram, que levaram adiante nossas ideias, sonhos e projetos. A luta se constrói e se fortalece no dia a dia. Tenho orgulho de estar com vocês, ombro a ombro, escrevendo a história de resistência e avanços do nosso país”.

Gratidão e esperança

Estreante na bancada federal do PCdoB, Daiana Santos é uma jovem sanitarista, negra, da periferia e foi eleita vereadora de Porto Alegre em 2020. Na Câmara Municipal, tem se destacado por sua luta contra o racismo, o machismo, a LGBTfobia e a desigualdade. Ela foi uma das lideranças políticas do estado que pressionaram para que fosse garantido o passe livre nas eleições após decisão do prefeito Sebastião Melo (MDB) de restringir esse direito.

“Agradeço a cada um dos 88.107 votos que me elegeram a primeira Deputada Federal Negra e Sapatão do Rio Grande do Sul. Saúdo as minhas ancestrais, a minha avó, a minha mãe e a toda minha família, amigos e equipe que estiveram comigo a cada minuto dessa jornada”, disse Daiana pelas redes.

Também pelas redes sociais, Alice Portugal declarou: “Me sinto profundamente honrada e grata em conseguir renovar este mandato! Agradeço a confiança de cada um dos eleitores e me comprometo fazer valer cada voto! Será mais um mandato a serviço das categorias e lutas diversas e sempre a favor do povo!”.

Jandira Feghali destacou: “Obrigada, Rio! Agradeço pela confiança para mais um mandato”. Márcio Jerry também agradeceu pelos votos: “Obrigado aos mais de 100 mil maranhenses que confiaram em mim para seguir fazendo acontecer pelo Maranhão por mais 4 anos!”. 

O líder da bancada, Renildo Calheiros também agradeceu seus eleitores: "Muito obrigado a cada voto de confiança na renovação do nosso mandato! Vamos à luta para eleger Lula no 2º turno!".

Márcio Jerry também comemorou a reeleição: "Gratidão a Deus e aos mais de 100 mil maranhenses que confiaram a mim mais uma vez representar o nosso estado na Câmara dos Deputados. Valeu!".

O deputado Daniel Almeida destacou: "Obrigado, Bahia! Somos mais de 125 mil renovando a confiança para seguir em frente e reconstruir o Brasil! Parabéns a nossa Chapa de Deputadas e Deputados do PCdoB e muito obrigado! Agora é ir com força total no 2° turno para fazer Jerônimo governador e Lula presidente!".