O ex-presidente Lula se encontrou com representantes do movimento sindical dos servidores públicos e com parlamentares da Câmara e do Senado nesta quinta-feira (7) para reforçar a luta contra a Reforma Administrativa de Guedes e Bolsonaro, proposta na PEC 32 e em discussão no Congresso.

“Nós precisamos mudar o jeito de pressionar o Congresso Nacional. Esse cidadão tem que ser pressionado na rua que ele mora, na cidade que mora. Eles habitualmente não sentem o drama que a sociedade vive e eles precisam entender que o povo tá sentindo é ali na cidade onde ele mora”, disse Lula.

O exemplo do Sistema Único de Saúde (SUS), para Lula, aponta a importância da luta pelo serviço público. Com a pandemia de Covid-19, segundo o líder, finalmente as pessoas descobriram a grandiosidade do serviço prestado pelo SUS e a grandeza dos trabalhadores da saúde desse país, que “colocaram suas vidas em risco”.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) foi uma das parlamentares que participou do encontro ao lado do ex-presidente. Para ela, foi um “momento importante de juntarmos forças e intensificarmos a luta contra o desmonte do Estado brasileiro”.

“O atual governo quer destruir tudo o que Lula fez para o Brasil. Quer acabar com o SUS, com a educação pública, com as universidades, com os hospitais. Vamos juntos derrubar a PEC 32 e dar um futuro melhor para o nosso povo”, destacou a parlamentar, que é uma das coordenadoras da Frente do Serviço Público.

Desmonte do serviço público

No encontro, parlamentares e sindicalistas de diversos ramos presentes denunciaram que a proposta que altera a Constituição é punitiva em relação ao servidor, diz ao povo mentiras e, ao final das contas, quer dizer que a crise dos municípios é em função da folha de pagamento, quando a crise acontece devido à falta de pacto federativo, à PEC do teto dos gastos e ao desgoverno de Bolsonaro.

“O golpe arrebentou com as políticas públicas e, hoje, com esse cidadão desorientado, estamos vivendo um processo de declínio do Estado brasileiro. Ele veio para desgovernar e destruir o Estado. Ele é um perigo para a sociedade”, protestou Alice Portugal.

Segundo ela, “a alma da PEC 32 é vender o serviço público, cada segmento, e colocar na mão das empresas e militares, para agonizar a atividade pública no Brasil. A alma da reforma é o sonho ultraliberal. É ‘voucherizar’ o SUS”, denunciou.

Estiveram presentes no encontro político contra a Reforma Administrativa a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), a Confederação dos Trabalhadores dos Serviços Públicos Municipais (Confetam), a Federação dos Servidores Estaduais (Fessergs), a Confederação dos Servidores Públicos Federais (Condesef), o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Fentect), a Federação dos Portuários e a Federação dos Bancários, além de deputados e senadores.