O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (15), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação 2019. De acordo com os dados, mais de 10 milhões de jovens entre 14 e 29 anos não concluíram o ensino médio. Desses, 7,2 milhões são pretos ou pardos.

Segundo a Pnad, entre as razões que levaram à evasão escolar, metade dos jovens homens alegou que precisava trabalhar; entre as mulheres, quase um quarto abandonou os estudos por ter engravidado.

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a pesquisa traz dados desoladores, que confirmam a realidade do racismo estrutural no Brasil. “71,7% dos jovens que abandonam a escola são negros. 8,9% dos negros e pardos são analfabetos, quase o triplo dos brancos (3,6%). Falar em meritocracia nessa sociedade é hipocrisia pura”, afirmou o parlamentar.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 41,8% dos adultos pretos ou pardos acima de 25 anos tinham concluído o ensino básico obrigatório em 2019, contra uma fatia de 57% da população branca na mesma faixa etária. Os pretos e pardos tinham, em média, 8,6 anos de estudos, enquanto os brancos tinham estudado 10,4 anos, quase dois anos a mais.