Após o panelaço da última sexta-feira (15) e as carreatas que ocorreram em vários pontos do País no domingo (17), novas manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro devem ocorrer pelo Brasil no próximo sábado (23).

Na manhã da terça (19), partidos de oposição se reuniram com dirigentes das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de entidades sindicais e do movimento social, quando decidiram três linhas principais de atuação e mobilização para proteger a saúde e a vida do povo brasileiro e derrotar a política genocida de Bolsonaro.

Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), a população não aguenta mais os desmandos e incompetência do governo federal. "O povo ficou sem o auxílio emergencial, enquanto os preços do gás, do combustível e dos alimentos estão nas alturas. Pessoas morrem sem oxigênio e UTIs, casos de covid seguem aumentando, desemprego em massa, inflação", protestou.

Mobilizações

A reunião definiu que no sábado serão realizadas carreatas em todo o País, para defender ações que possibilitem intensificar a vacinação, juntamente com uma campanha popular de esclarecimento sobre a segurança da vacina e a importância da imunização.

Outra frente de atuação é a reivindicação pela continuidade do auxílio emergencial, além da adoção de medidas econômicas pela geração de emprego e renda para a população.

As manifestações também vão pressionar pelo impedimento de Jair Bolsonaro, uma das linhas que foram tratadas no encontro da terça. Um novo pedido de impeachment contra o presidente já foi anunciado pela oposição, tendo como base o colapso da saúde em Manaus (AM), que sofre com falta de oxigênio em hospitais em meio à alta de internações por coronavírus.

Em nota, as siglas informaram que a decisão ocorreu “considerando a prática de crimes de responsabilidade em série, que resultaram na dor asfixiante do Amazonas e de milhares de famílias brasileiras”. Esta representação é assinada por Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT.