A deputada Alice Portugal apresentou nesta semana requerimento para realizar audiência pública sobre o futuro da carreira docente e técnico-administrativa diante da atual situação do financiamento da educação básica brasileira. Com os cortes feitos pelo governo Bolsonaro, a educação básica perdeu R$ 2,4 bilhões. O pedido foi protocolado na Comissão Especial do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

“O presidente quer acabar com a educação pública brasileira. É preciso lembrar que o Fundeb tem prazo legal pra acabar em 2020 e teremos aumento da desigualdade e a desorganização do sistema educacional brasileiro. Por isso, estamos lutando para que o Fundo se torne um instrumento permanente de financiamento da educação básica. E com os cortes do governo, precisamos discutir os impactos e ameaças à carreira dos professores e técnicos-administrativos”, justifica.

Para a audiência, serão convidados o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, professor Heleno Manoel Gomes Araújo Filho; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Alessio Costa Lima; e o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Janio Carlos Endo Macedo. O requerimento do pedido de audiência será votado na próxima semana e a expectativa é que o debate ocorra o mais breve possível.