O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), através de sua presidenta nacional, Luciana Santos e seu secretário de relações internacionais, Walter Sorrentino, afiança, por meio de nota, que a China merece pedido oficial de desculpas pelo governo brasileiro. A nota se refere ao fato, do filho do presidente do Brasil, deputado Eduardo Bolsonaro ter agredido e responsabilizado o governo chinês e seu povo pela disseminação mundial do Covid19 (Corona vírus).

A mensagem de Eduardo Bolsonaro foi postada em suas redes sociais nesta terça-feira (18) e imediatamente respondida pelo Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.

Sem fundamento científico ou comprovação, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa da Nacional da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro, provoca uma crise diplomática com o maior parceiro comercial do Brasil, além de contrariar a Constituição Federal, afrontando os interesses nacionais.

Por essa razão, a nota do PCdoB diz que a afirmativa de Eduardo Bolsonaro “é absolutamente torpe e inconsequente”. Tal atitude, “desrespeita profundamente a ação conjunta do governo chinês que, em harmonia com seu povo, há meses luta contra a Covid-19.”

A preocupação do PCdoB é que as pregações do presidente brasileiro politizam com ódio a situação já crítica do país e coloca em risco os interesses nacionais do Brasil com a China.

O documento do PCdoB destaca também que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia agiu corretamente, ao pedir desculpas ao governo chinês pelo desrespeito inconsequente do filho presidente brasileiro.

A seguir, a íntegra da Nota do PCdoB em solidariedade ao governo e ao povo China.

PCdoB solidário ao povo chinês

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) entende que o governo e o povo chinês merecem um pedido oficial de desculpas por parte do governo brasileiro, após serem insultados no dia 18 de março pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL-SP).

O deputado preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e faz parte do círculo palaciano, até pela relação familiar com o presidente da República, seu pai Jair Bolsonaro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), agiu bem ao se desculpar com a China.

A argumentação de Eduardo Bolsonaro – que recentemente postulou o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos –, de que a China seria a responsável pela disseminação mundial da Covid-19, é absolutamente torpe e inconsequente.

Desrespeita profundamente a ação conjunta do governo chinês que, em harmonia com seu povo, há meses luta contra a Covid-19.

Eduardo Bolsonaro – assim como todos os que o seguem na difamação – não se ateve ao fato de que o modo como o governo e o povo da China lidam com os milhares de casos e mortes pela Covid-19 propiciou experiências para que hoje tivéssemos melhores condições de enfrentar a pandemia.

Não se ateve, também, ao fato de que, mais uma vez, a China deu exemplo de organização, desenvolvimento científico e tecnológico, e gigantesca solidariedade humana.

O Brasil precisa se unir no enfrentamento à pandemia. As atitudes do presidente Bolsonaro politizam com ódio a situação já crítica do país e colocam em risco os interesses nacionais do Brasil com a China.

Toda solidariedade ao governo e ao povo da China!

Todo apoio ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, por sua indignação!

Luciana Santos

Presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Walter Sorrentino

Vice-presidente e secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB

Recife, 19 de março de 2020.