Luciana Santos destacou que o recorde de alta do dólar e da queda histórica da Bolsa de Valores de São Paulo, bem como outros fatores que mostram o descontrole da equipe de Paulo Guedes sobre a economia, são riscos importantes para a população.

“A reação precisa vir! É preciso ter investimento do Estado para retomar a economia. A paralisia de obras de infraestrutura, de mudança da política de conteúdo local vai levar o Brasil a uma situação de colapso. Precisamos suspender o Teto de Gastos que limita o investimento público”, defendeu a presidenta nacional do PCdoB.

A dirigente voltou, também, a tratar do avanço de uma reforma tributária progressiva, uma das prioridades da bancada do PCdoB na Câmara para o ano de 2020. Proposta com este modelo foi encaminhada pelo partido, bem como por outros legendas da oposição ao governo Bolsonaro, ainda no ano passado. Além disso, lembrou da urgência de atacar o desemprego. E conclamou o povo às ruas:

“É preciso, ainda, anunciar programas concretos de geração de emprego e renda que impactem na qualidade de vida do povo. Está na hora das ruas exigirem que esse governo pare de fazer piada com nossa vida e pense realmente nesse país”, convocou.

Leia a mensagem completa, publicada no Twitter:

A Bolsa de Valores interrompeu suas negociações hoje, após uma queda histórica de 10%. O dólar atingiu o recorde de R$4,79. A tormenta dos mercados mundiais tem impacto aterrador no Brasil, um país à deriva. Calcula-se que estrangeiros já retiraram quase U$45 bilhões da Bolsa de Valores de São Paulo só em 2020. A tão alardeada retomada se converteu no pibinho de 1,1%, enquanto 12 milhões de brasileiros amargam o desemprego.

Não temos no governo uma equipe econômica que dê conta desses desafios. Bolsonaro e Guedes semeiam instabilidade, não apresentam soluções, queimam as reservas internacionais deixadas por Lula e Dilma, destroem o patrimônio brasileiro.

A reação precisa vir! É preciso ter investimento do Estado para retomar a economia. A paralisia de obras de infraestrutura, de mudança da política de conteúdo local vai levar o Brasil a uma situação de colapso. Precisamos suspender o Teto de Gastos que limita o investimento público. Avançar para uma reforma tributária progressiva, que possa resolver uma distorção de tributos no país, taxados pelo consumo e não pela renda. É preciso, ainda, anunciar programas concretos de geração de emprego e renda que impactem na qualidade de vida do povo. Está na hora das ruas exigirem que esse governo pare de fazer piada com nossa vida e pense realmente nesse país.