Nesta segunda-feira (15), em discurso a investidores árabes em Dubai, Bolsonaro mentiu sugerindo que a Amazônia por ser “uma floresta úmida, não pega fogo”. Isso acontece após o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgar, na sexta-feira (12), um novo recorde de desmatamento na região em outubro (877 km²). De acordo com o mesmo órgão, somente este ano foram 70.600 focos de queimadas no local.

O discurso do presidente foi prontamente repelido no Congresso Nacional. Na opinião de várias lideranças, a fala dele depõe contra o próprio governo por não representar a realidade. Dados do Imazon, por exemplo, revelam que a Amazônia perdeu 10.476 km² de floresta entre agosto de 2020 e julho de 2021. Trata-se da maior devastação dos últimos 10 anos.

“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem e um passeio pela Amazônia é algo fantástico, até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo. Os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia, não são justos. Lá, mais de 90% daquela área está preservada. Está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1.500”, disse Bolsonaro.

“A frase só depõe contra o próprio governo ao confinar que as queimadas sempre são decorrentes de ação humana e aumentam com a falta de fiscalização”, disse o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM).

O líder do PCdoB na Casa, Renildo Calheiros (PE), considerou que a fala de Bolsonaro está desconectada da realidade. “O presidente afirmou que 90% dela está preservada, embora ela tenha perdido 16% do bioma e 19% da área original”, explicou.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse que Bolsonaro envergonha o Brasil. “Dados oficiais mostram que a floresta enfrenta recordes de queimadas e desmatamento. O governo promove o maior desmonte das políticas de preservação ambiental. O país só perde com esse ecocida mentiroso”, criticou.

Para o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), enquanto a questão climática e ambiental for tratada com chacota, teremos muito o que temer sobre o futuro. “O que acontece na Amazônia é grave, e o governo federal mente com desfaçatez aos olhos do mundo. É absurdo, é imoral”, criticou.

A vice-líder da Oposição, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), afirmou que Bolsonaro constrange o Brasil ao mentir sobre a Amazônia. “É algo inacreditável. Até uma criança do 1º ano escolar sabe que isso não é verdade. Exatamente no governo Bolsonaro, mais precisamente em junho de 2021, a Amazônia teve o maior número de focos de queimadas dos últimos 14 anos. Sem falar no desmatamento que em outubro bateu novo recorde. Então, quando o presidente do nosso país mente, é uma vergonha para todos nós. E ao dizer ainda que a floresta Amazônica está ‘exatamente igual quando o Brasil foi descoberto no ano de 1500’, o presidente mente e cria um constrangimento pra todos nós”, disparou.