Os deputados aprovaram nesta terça-feira (6) o regime de urgência para o Projeto de Resolução 9/21, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que institui o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger.

A condecoração será concedida anualmente pela Câmara a três cientistas que se destacarem por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.

Amélia Império Hamburger foi uma pioneira da ciência no Brasil. Nascida em São Paulo, em 12 de julho de 1932 e falecida em 1 de abril de 2011, atuou como professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Graduada em física pela Universidade de São Paulo (USP), obteve mestrado na Universidade de Pittsburgh e pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon.

Prêmio

Segundo a proposta, a indicação das concorrentes ao prêmio poderá ser feita por qualquer membro do Congresso Nacional até o dia 30 de abril de cada ano. Após as indicações dos nomes, a Câmara dos Deputados deverá ouvir, em sessão de Comissão Geral, a opinião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) sobre as indicadas e sobre suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

“As pesquisadoras enfrentam obstáculos a cada dia e continuam sendo excluídas na área. A mulher é sempre instada a escolher entre a maternidade ou a ciência", destaca a autora. Para Alice Portugal, essa condecoração vem de encontro à necessidade de reconhecer a excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e pode estimular a capacitação de mais mulheres cientistas.

Com o novo regime de tramitação, o projeto poderá ser votado nas próximas sessões do Plenário.