Em resposta a um requerimento apresentado pela deputada Alice Portugal (PCdoB-/BA), a Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo iniciará processo administrativo para investigar funcionário que usou estrutura pública para participar da elaboração, locução e divulgação de vídeo convocando manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) em 15 de março de 2020.

O funcionário ocupa o cargo de Gerente de Publicidade, Propaganda e Marketing da Embratur, que é uma agência federal.

O vídeo em questão foi enviado pelo presidente do próprio celular, pelo WhatsApp. A narração foi feita pelo funcionário da Embratur, nomeado para o cargo por Bolsonaro. Para a deputada Alice, o fato de a locução ter sido gravada por alguém que ocupa cargo comissionado no governo federal e com possibilidade de a gravação ter sido feita dentro da própria instituição é mais uma evidência do envolvimento do presidente na convocação das manifestações naquela época e também do uso da máquina pública a seu favor.

“Usar a máquina pública para atender interesses pessoais é uma prática recorrente desse governo e precisa ser investigada. O nosso mandato está em constante fiscalização em defesa dos interesses do Brasil e da democracia, que está sob risco no nosso País”, afirma Alice.

*Ascom deputada Alice Portugal