O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça fluminense o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e seu ex-assessor Fabrício Queiroz por peculato, lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa por um esquema de “rachadinha”, ocorrido entre 2007 e 2018, no gabinete do político quando ele era deputado estadual do Rio de Janeiro.

Com base em quebras de sigilo bancário e fiscal, o MP-RJ afirma que Flávio Bolsonaro usou pelo menos R$ 2,7 milhões em dinheiro vivo do esquema. De acordo com a promotoria, funcionários que passaram pelo gabinete do filho do presidente da República na Alerj devolviam parte dos salários a Queiroz.

Posteriormente, conforme o MP-RJ, os valores eram lavados e retornavam ao senador por meio de três formas: do pagamento de despesas pessoais com dinheiro vivo, da loja de chocolates dele e de transações imobiliárias.

Deputados do PCdoB repercutiram a divulgação da notícia em suas redes sociais. Para o vice-líder da bancada na Câmara, deputado Márcio Jerry (MA), “ninguém aguenta mais o bolsonarismo, rachadinhas, laranjas e milicianos” e usou a hashtag #FlavioNaCadeia para cobrar punição.

O deputado Orlando Silva (SP) afirmou que a "nova política da famiglia Bolsonaro veio com mofo de fábrica”. “Acabou a mamata. Agora é mama e mata. A ex-assessora de Flávio "Rachadinha" Bolsonaro afirmou, em depoimento, que devolvia 90% do salário e até o vale refeição para o Queiroz. Essa gente da "nova política" é bem fominha, né?!”, ironizou o parlamentar em referência ao depoimento de ex-assessora de Bolsonaro que confirmou, em depoimento, a devolução de maior parte do salário.

A deputada Jandira Feghali (RJ) também comentou o assunto. “Deve ser um péssimo dia para a família Bolsonaro. Não sabe se corre atrás de desculpas para a assessora que entregou e comprovou as rachadinhas no gabinete de Flávio ou a possível derrota do dono de Bolsonaro”, disse.

“Acabou a corrupção no Brasil, né Bolsonaro?!?! A casa está caindo”, destacou a deputada Alice Portugal (BA) em sua conta no Twitter.

Além de Flávio e Queiroz outras 15 pessoas foram denunciadas.