A Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, presidida pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), fez o lançamento de duas publicações que fazem parte do Integra, projeto de formação de lideranças e mobilização social promovido pela Fiocruz, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pela Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF), com o objetivo de promover estratégias para a integração de políticas e práticas da vigilância em saúde.

“Que honra promover o lançamento de dois livros do Projeto Integra, publicações do mais alto nível que são da lavra de profissionais farmacêuticos e que contribuem para o fortalecimento das políticas de saúde no Brasil. Foi um momento importante para discutirmos os temas de interesse do setor da saúde e também para reforçar a luta pela aprovação das pautas de interesse da profissão farmacêutica, como o piso salarial e a jornada de 30 horas para a categoria, projetos de minha autoria que tramitam na Câmara”, disse Alice.

O evento foi promovido na última terça-feira (5), na Câmara dos Deputados, e contou com a presença do presidente do CNS, Fernando Pigatto, do pesquisador Jorge Bermudez, autor do livro lançado “Solidariedade ou Apartheid? Lições aprendidas na pandemia”, do presidente da Fenafar, Ronald Ferreira, e da coordenadora geral da ENF, Silvana Nair, e de farmacêuticos e farmacêuticas de todo o país.

Para o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), o evento contribuiu para aumentar a visibilidade dos pleitos dos farmacêuticos. Segundo ele, o Parlamento vive um momento mais sensível às demandas das áreas da saúde e tem garantido a conquista de alguns direitos que antes enfrentavam uma maior resistência.

“A assistência farmacêutica é coisa séria, fundamental e importante. Temos tido alguns poucos avanços na conquista de direitos na área da saúde. Apesar da tragédia que vivemos com a pandemia, ela ajudou a avançarmos em algumas áreas, como os pisos dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, com o piso da enfermagem, a votação da jornada da psicologia na Comissão de Trabalho, a discussão do piso e da jornada dos farmacêuticos, que está para ser analisada na Comissão de Seguridade. Diante de tantos desmontes na área da saúde, e em tantas outras, são conquistas importantes e que precisamos continuar mobilizados para avançar ainda mais”, disse.

Sobre os livros

“Solidariedade ou apartheid? Lições aprendidas na pandemia”, de Jorge Bermudez, apresenta textos publicados durante a pandemia de Covid-19, nos anos 2020 a 2022, em diversos veículos de comunicação, com análise crítica e reflexão sobre esta temática, na defesa intransigente do acesso a medicamentos e insumos para saúde como direito de todos.

“Integração das Políticas de Saúde de Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde – Material Didático para Formação de Lideranças em Saúde”, apresenta o conteúdo pedagógico utilizado na formação de lideranças em saúde para o fortalecimento das políticas de saúde abordadas no Projeto Integra.