A rejeição ao governo de Jair Bolsonaro disparou nos últimos dez meses, saltando de 31%, em outubro de 2020, para 54% neste mês de agosto. Apenas 23% dos eleitores aprovam hoje a gestão. Os dados são da nova pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta terça-feira (17).

É o pior momento para Bolsonaro desde sua chegada ao Planalto, em janeiro de 2019. A aprovação à maneira como o presidente governa também está em baixa – foi de 31% para 29% em um mês, enquanto a rejeição está em 63%.
A expectativa dos brasileiros em relação ao restante do mandato de Bolsonaro é igualmente negativa. Para 52%, o governo não apresentará avanços. Para 28%, pode haver uma melhoria.

Segundo a XP/Ipespe, o movimento de deterioração da imagem de Bolsonaro coincide com a escalada de tensão com o Poder Judiciário e, sobretudo, uma piora na percepção do eleitorado em relação à economia em um momento de maior pressão inflacionária.

“Bolsonaro faz jus ao seu ‘histórico de atleta’ e, se continuar assim, já dá para praticar salto à distância nas próximas Olimpíadas”, ironizou o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Para o deputado Orlando Silva (PcdoB-SP), os números mostram que Bolsonaro errou ao negar a vacina contra a Covid-19. “Foi um erro estratégico de Bolsonaro, provavelmente irreversível. Políticos experientes apostavam que o avanço da vacinação e a volta econômica fossem cair no colo de Bolsonaro. Faltou combinar com Bolsonaro, que a todo momento faz questão de manter o discurso antivacina. Resultado: o benefício político do combate à pandemia, com justiça, ficou para governadores (45%) e prefeitos (55%) contra apenas 21% que avaliam positivo o desempenho do presidente”, avaliou o deputado.

Eleições

A nova rodada da pesquisa XP/Ipespe para a eleição presidencial de 2022 também registrou continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula (PT). No levantamento de agosto, ele aparece com 40%, dois pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior, enquanto Jair Bolsonaro tem 24%, dois pontos a menos que na última sondagem.

Esta é a quinta pesquisa em que o ex-presidente repete a tendência de alta. Atrás dele e de Bolsonaro aparecem Ciro Gomes (10%), Sergio Moro (9%), Mandetta e Eduardo Leite (4%). O petista também lidera cenário alternativo, em que João Doria (5%) é testado no lugar de Leite e em que são incluídos Datena (5%) e Rodrigo Pacheco (1%) e é excluído Sergio Moro.

De acordo com a pesquisa, Bolsonaro perderia, em um eventual segundo turno, para diversos candidatos como Lula, Ciro Gomes e Luiz Henrique Mandetta, além de Sergio Moro.

A vice-líder da Oposição, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) também comentou a pesquisa e postou um “resumo” para os seus seguidores no Twitter. “- Lula lidera disparado; – Bolsonaro em queda livre; -Economia está no caminho errado; – E, pra piorar a situação, Bolsonaro perde no 2º turno para qualquer um dos seis candidatos pesquisados. Se botar um poste, o mito perde para o poste. Deu ruim pro mito”, destacou.

A XP/Ipespe ouviu mil eleitores, por telefone, entre 11 e 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.