O presidente Jair Bolsonaro é reprovado por 62,5% da população, segundo Pesquisa de Opinião CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (5). Os que aprovam o desempenho do chefe do Executivo são 33,8%. O levantamento foi realizado de 1º a 3 de julho de 2021, com 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

A avaliação negativa do desempenho do presidente Jair Bolsonaro cresceu em relação à pesquisa anterior, realizada em fevereiro de 2021. Na última edição, 51,4% reprovavam o presidente. Os que aprovavam eram 43,5%.

Para deputados do PCdoB, o resultado da pesquisa mostra o “derretimento” de Bolsonaro. “Ladeira abaixo! Pesquisa CNT/MDA mostra o derretimento de Bolsonaro: avaliação negativa do governo foi de 36% para 48%; avaliação negativa de Bolsonaro saltou de 51% para 62,5%; 61,8% não votariam no Coiso. Apanha de cinta de Lula e Ciro no 2º turno. Acabou, Jair!”, afirmou o vice-líder da legenda na Câmara, deputado Orlando Silva (SP).

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), vice-líder da Oposição na Câmara, afirma que a pesquisa mostra “Bolsonaro em queda livre”. “Sua rejeição atinge recorde: 62,5% desaprovam. Já já ele volta com as ameaças do “meu Exército”, “minhas Forças Armadas”. Essas instituições de Estado não podem se curvar aos caprichos antidemocráticos do capitão cloroquina”, disse.

Ao destacar o dado em suas redes sociais, a deputada Jandira Feghali (RJ) afirmou: “Somos a imensa maioria! Rejeição a Bolsonaro sobe de 51% para 63% segundo pesquisa CNT/MDA”.

Eleição

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) destacou outro ponto da pesquisa: o cenário eleitoral. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Lula dispara na liderança da corrida presidencial de 2022, com 49%, excluindo aquele que não souberam ou não responderam.

“São mais de 15 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Bolsonaro”, pontuou Daniel.

Bolsonaro aparece com 32% da intenção de votos. Já o pedetista Ciro Gomes e o ex-juiz Sergio Moro dividem a terceira colocação, com 7% dos votos cada.

De acordo com o levantamento, se for incluir na pesquisa os percentuais de branco/nulo (8,6%) e indeciso (7,8%), Lula assegura 41,3% dos votos, contra 26,6% de Bolsonaro, seguido por Ciro (5,9%), Moro (5,9%), Dória (2,1%), e pelo ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta (1,8%).

Na simulação de segundo turno, Lula vence Bolsonaro por 52,6% a 33,3% e ganha de Doria por 51,9% a 18,1%.