Um vídeo publicado pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, no domingo (12), gerou críticas no meio político no início desta semana. Nos “stories” da sua conta no Instagram, Gilson Machado Neto postou um vídeo em que o rosto de Jair Bolsonaro aparece em uma montagem carregando um caixão.

A versão original, conhecida como “meme do caixão”, viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. As imagens retratam trecho de um funeral realizado em Gana, na África, gravado para uma reportagem realizada pela BBC, em 2017, mas ganhou adaptações e virou febre na internet. Nas imagens, os homens dançam e fazem malabarismos enquanto carregam um caixão, como parte do rito local.

A montagem postada por Gilson coloca o rosto de Bolsonaro no corpo de um dos homens que dançam. O vídeo foi divulgado em um momento em que o presidente vem defendendo o relaxamento do isolamento social contra o coronavírus, enquanto o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomenda o contrário. E também enquanto o país já registra mais de 1,2 mil mortos por coronavírus.

Para deputados do PCdoB, a publicação é mais uma demonstração da falta de sensibilidade do governo.

“Gilson Machado, do alto escalão do governo, posta montagem de Bolsonaro rindo enquanto carrega um caixão. Nem mesmo ele aposta nas decisões do presidente de defender o fim do isolamento e faz piada com os mortos. Desrespeito e falta de sensibilidade marcam este governo”, postou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) sobre o assunto.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) também comentou o assunto. Para ele, “se a intenção foi dizer que os cadáveres da pandemia estão no colo do presidente, deu certinho. Já tem até hashtag pronta: #BolsonaroGenocida. Em qualquer governo, o fulano seria demitido sumariamente. Nesse, é capaz de virar ministro”.

A líder da bancada na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), chamou atenção para a origem da publicação e lembrou que apoiadores de Bolsonaro, em ato em São Paulo, faziam a mesma dança enquanto defendiam a reabertura do comércio.

“Quem divulgou o vídeo em que Bolsonaro dança e ri das mortes por coronavírus? Um funcionário do governo, indicado por Bolsonaro, Gilson Machado, presidente da Embratur. Domingo, na Paulista, apoiadores de Bolsonaro conduziam um caixão fazendo a mesma dança. #BolsonaroAssassino”, postou a líder em sua conta.