O coordenador da Bancada da Bahia na Câmara, deputado Daniel Almeida (PCdoB), participou na quarta-feira (4) de reunião entre os demais parlamentares do Estado, a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas.

O encontro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, tratou das obras na BR-116 e na BR-324, defendidas pelo movimento Duplica Sudoeste. As vias, que necessitam de reparos e duplicação, têm trechos com alto índice de acidentes, mas não têm recebido a devida atenção da concessionária Via Bahia.

“A conclusão é que a Via Bahia não quer cumprir o contrato que ela está responsável por administrar nem cuidar bem da BR-116 e da BR-324. A posição do ministro e da ANTT é que só há duas alternativas: romper o contrato amigavelmente ou declarar a caducidade e, a partir daí, criar condições de recuperar, em um novo contrato, as condições de funcionamento das rodovias”, afirmou o parlamentar. 

Apontadas as irregularidades que a concessionária vem apresentando, o Ministro concordou com os parlamentes e enfatizou que o contrato com a empresa deve cessar o quanto antes. Dentre os principais problemas relacionados à Via Bahia, estão a ausência de manutenções, falta de investimentos, inadimplência, ainda que continue sendo cobrada tarifa pelos trechos concedidos.

“Nós ficamos muito satisfeitos com o resultado desta reunião porque ela foi clara e objetiva. A decisão do ministro, da ANTT, de toda a Bancada é que vamos trabalhar juntos para que definitivamente se interrompa esse contrato que não está sendo cumprindo, mas pelo qual a população está pagando um preço muito elevado, e que se crie condições de efetivamente dar viabilidade ao funcionamento deste importante corredor de tráfego”, concluiu Almeida.

A construção da BR-349, de acesso à cidade de Correntina, e BR-135, entre São Desidério e Correntina, também foram pautas de discussão trazidas pelo deputado Daniel Almeida, que contando com a presença do prefeito da cidade de Campo Alegre de Lourdes, Enilson Rodrigues, pleiteou a conclusão do trecho de 44 km da BR-235 que liga Remanso até a sede do município. A situação da malha rodoviária é uma demanda antiga da população baiana e é um compromisso da Bancada com todo o Estado.