Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso pelo Diap, Daniel Almeida (PCdoB-BA) deixou a profissão de técnico em instrumentação industrial para apostar na carreira política. Em Brasília, é reconhecido como um dos deputados mais leais ao governo Dilma Rousseff (2011-2014).

O parlamentar iniciou sua militância política na antiga Escola Técnica (hoje CEFET). Foi presidente do Sinditêxtil e da CUT Metropolitana, liderando importantes greves operárias no CIA e apoiando movimentos dos trabalhadores em Camaçari e em outras concentrações industriais da Região Metropolitana de Salvador.

Foi vereador em Salvador por quatro mandatos entre 1989 e 2003. Em 2002, elegeu-se deputado federal. Nas eleições de 2010, foi o candidato mais votado do PCdoB na Bahia, sendo reeleito deputado federal com 135.817 mil votos. Nas eleições de 2014, conquistou mais um deputado. Atualmente, é coordenador da Bancada da Bahia na Câmara dos Deputados. Atuou ainda como líder do PCdoB na Casa entre 2009 e 2010.

Em Brasília, Daniel lutou pela regulamentação da profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias. Participou das comissões que discutiram a valorização do Salário Mínimo, a reforma sindical e o Código Brasileiro dos Combustíveis.

Propôs também a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a privatização das teles e os aumentos abusivos das tarifas. Atualmente, participa das comissões de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, de Direitos Humanos e a do Trabalho, Administração e Serviço Público.

É destaque ainda a participação de Daniel nas frentes parlamentares de Combate à Pirataria, Educação Profissionalizante, Defesa da Igualdade Racial, do Estatuto de Acessibilidade e de Defesa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da Educação Profissional e Tecnológica.

Em outras frentes, o deputado é autor da Lei 11.635/2007 que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro. Defende também proposta de redução da jornada de trabalho, em tramitação na Câmara, além de outros projetos de interesse social.

O deputado nas redes sociais:

www.daniel.org.br/

Facebook.com/depdanielalmeida

@Daniel_PCdoB

Da Redação em Brasília

Com informações da assessoria do parlamentar