O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), discursou em tom pacificador nesta terça-feira (26) em defesa da democracia, do diálogo e da independência dos três poderes. Esta foi a primeira fala de Maia após a divulgação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril. Ele ressaltou que o Brasil passa por uma grave crise sanitária e pontuou que não é o isolamento social que prejudica a economia, e sim o coronavírus. “O isolamento social salva vidas”, disse Maia.

O discurso feito na abertura dos trabalhados legislativos desta semana foi elogiado por parlamentares do PCdoB. Para a líder da legenda, deputada Perpétua Almeida (AC), Maia “falou como um estadista, chamando a nação ao diálogo”.

“Não ofendeu a honra de nenhum membro de outro poder e não incitou a população a se armar contra governadores. Convocou os brasileiros a preservarem a democracia e a Constituição”, afirmou a líder.

Vice-líder do PCdoB, o deputado Márcio Jerry (MA) também usou suas redes sociais para elogiar o discurso apaziguador do presidente da Câmara. “Forte, firme, oportuno pronunciamento do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, de alerta para o momento grave e de conclamação à defesa da unidade em torno da democracia e do efetivo combate à pandemia do coronavírus”, avaliou Jerry.

Em sua fala, Maia pediu a “pacificação dos espíritos”. "É hora de todos nós elevarmos o nível do nosso entendimento, das nossas palavras e de nossas ações para nos tornarmos dignos de liderar o povo brasileiro. Senti necessidade imperiosa de falar nesse tom”, disse o presidente da Câmara.

Ele também afirmou que prudência não significa medo e fez um alerta àqueles que temem o impacto da crise sanitária sobre a economia, salientando que o grande desafio do momento “é derrotar o coronavírus, vencer a gravíssima crise social e econômica que está à nossa frente, preservando a nossa democracia”. "Faço, neste momento, um convite à pacificação dos espíritos, vigilantes e desarmados de preconceito de qualquer ordem. Temos de trabalhar pelo Brasil”, pediu.

Para o deputado Orlando Silva (SP), “de maneira sóbria e altiva” Maia mostrou que o Parlamento está disposto ao diálogo republicano, “mas jamais se acovardará na defesa da democracia e da liberdade de imprensa”.

*Ascom deputado Márcio Jerry