Entregadores de aplicativos estão organizando uma paralisação nacional nesta quarta-feira (1º). Na pauta, melhora da remuneração e condições de trabalho para motociclistas e ciclistas que entregam pedidos feitos pelos Apps. Além da paralisação, entregadores pedem para que usuários de serviços de delivery não peçam nada ao longo da quarta-feira, em apoio ao movimento. Deputados do PCdoB manifestaram apoio ao protesto.

"Eu apoio a greve dos entregadores de aplicativos. Eles são explorados pelas empresas. Não pedir comida por aplicativos é apoiar a luta deles por melhores condições de trabalho", destacou a líder da legenda, deputada Perpétua Almeida (AC).

“Essa paralisação chama a atenção do Brasil para milhares e milhares de trabalhadores que precisam de direitos garantidos, por isso declaro total apoio à mobilização dos entregadores de serviços de aplicativos e similares”, afirmou o Márcio Jerry (MA).

Eles ainda reivindicam mais segurança, alimentação durante a jornada de trabalho e licença remunerada em caso de acidentes, além do fim do sistema de pontuação e de bloqueios indevidos.

A categoria, que lida com a falta de assistência e direitos trabalhistas básicos, viu o cenário piorar em meio à pandemia do novo coronavírus. Considerada atividade essencial, o serviço segue com alta demanda e baixa remuneração, expondo agora os entregados não só aos perigos do trânsito, mas também aos riscos de contrair a doença.

O deputado Orlando Silva (SP) destacou que é urgente debater e encontrar soluções para combater a precarização desses profissionais. “É urgente debater e encontrar soluções para o crescente número de trabalhadores precarizados. A criminosa reforma trabalhista, que mutilou a CLT, abriu as portas para a ultra exploração, uma barbárie dos tempos atuais”, destacou.

A deputada Jandira Feghali (RJ) também destacou a importância da mobilização. “Entregadores no mundo todo têm atuado sem respaldo das empresas para quem trabalham. Imagina na crise sanitária? Por isso a importância dessa greve. É um grito de socorro contra a exploração e melhores condições de trabalho”, afirmou.

Os baianos Alice Portugal e Daniel Almeida também manifestaram apoio à greve dos entregadores. “É preciso garantir condições dignas de trabalho”, afirmou Alice.

Já Daniel Almeida destacou a necessidade de buscar a regularização da categoria. “Na luta em defesa do trabalhador, entendo que é preciso buscar a regularização e a garantia dos direitos da categoria, que hoje é tão precarizada”, disse.

"Todo apoio à luta dos entregadores de aplicativos. O fenômeno da uberização é mundial e acaba com direitos básicos dos trabalhadores", destacou o deputado Renildo Calheiros (PE).