A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que “todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego”, com remuneração justa e satisfatória às suas necessidades. Na sexta-feira, 1º de maio, onde o Dia do Trabalhador é celebrado, milhões de brasileiros vivem o medo de perder o emprego e não assegurar o sustento das suas famílias.

“É desolador ver tantos brasileiros perdendo o emprego, em um momento extremamente crítico para as famílias brasileiras. A saúde e a economia são os setores que estão sendo mais fortemente atingidos e as nossas decisões e atitudes devem ser voltadas a evitar ao máximo o sofrimento da população”, afirma o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Apesar de todo cidadão ter direito ao trabalho, no Brasil o desemprego atinge mais de 12,3 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a pandemia do novo coronavírus, o cenário se intensifica. A previsão é que o desemprego suba de 11,6% para 17,8% neste ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Para a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), com Bolsonaro, o Brasil caminha para o caos econômico e social. “O governo não tem políticas que promovam emprego e renda e que protejam os direitos trabalhistas. Neste 1º de maio, homenageamos os trabalhadores e reforçarmos a luta contra nossos dois grandes inimigos: Bolsonaro e o coronavírus”, afirma a parlamentar.

Na perspectiva de garantir o emprego e a renda dos trabalhadores durante a pandemia, a bancada do PCdoB tem encabeçado a luta pela aprovação de um programa destinado a este fim. Segundo a líder da bancada, deputada Perpétua Almeida (AC), “a legenda tem feito o esforço de articular e aprovar leis para ajudar os trabalhadores neste período da pandemia”. “Esse ano, o 1º de maio é de solidariedade e para garantir que os trabalhadores possam ficar em casa para se proteger dessa pandemia de coronavírus, nossa luta agora é para aprovar o Programa de Proteção do Emprego e da Renda dos Trabalhadores”, disse.

O texto deve ser relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), conforme anunciado pelo parlamentar em sua conta no Twitter. Segundo ele, em meio à pandemia, a luta deve priorizar a defesa da vida, dos empregos e da democracia. “Aprovamos o auxílio emergencial. Agora, serei relator da lei para preservar os empregos durante o isolamento social. Dessa maneira, vamos garantir que cada família tenha seu ganha-pão e possa ficar em casa”, disse.

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) também ressaltou a importância da defesa dos direitos dos trabalhadores em tempos de pandemia. “Além do coronavírus vivemos tempos de graves ataques aos direitos, de aumento de desemprego e piora nas condições de vida. Mais que nunca é preciso unir forças em defesa dos trabalhadores”, afirmou.

Em meio à grave crise sanitária, o dia de luta nas ruas foi transportado para o ambiente virtual. As centrais sindicais organizaram um grande ato online, reunindo diferentes campos políticos na luta pela garantia dos direitos dos trabalhadores.

“Hoje estamos em ato nacional e nos estados de forma online, mas sem sair da luta pela proteção do emprego, da renda e do trabalhador! Vamos juntos mobilizados, sempre”, afirmou a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP) também falou sobre o dia e homenageou os trabalhadores que não podem parar durante esse isolamento social. "Agradecemos aos médicos, garis, caixas de supermercado, profissionais do transporte público e tantos outros que não podem parar. Que saiamos dessa crise mais solidários e no próximo ano tenhamos o que comemorar", disse.
 

*Ascom deputado Daniel Almeida