A nota do PCdoB expressa a indignação que tomou conta das forças democráticas e patrióticas frente ao golpe orquestrado pelas forças de extrema direita da Bolívia e que contou com o claro apoio dos Estados Unidos, como já havia denunciado o próprio Evo Morales e personalidades como Noam Chomsky. Segundo o PCdoB “o imperialismo dos EUA em conluio com governos comparsas da região desfere mais um golpe contra um povo latino-americano”.

Desde a eleição realizada em 20 de outubro a oposição contesta a vitória legítima de Evo Morales e, com apoio de governos direitistas como o de Jair Bolsonaro, gerou grave instabilidade no país e provocou agressões contra lideranças sociais e políticas ligadas ao Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Morales. A nota do PCdoB chama atenção para o risco de sofrer violência que correm Evo Morales e seus correligionários e cobra providências das organizamos internacionais. “Que as organizações internacionais tão preocupadas em auditar as últimas eleições sejam tão ou mais atentas na condenação à violência e na salvaguarda da vida de Evo” afiram os comunistas.

Leia a nota:

O PCdoB condena energicamente o golpe perpetrado contra o legítimo presidente da Bolívia, Evo Morales, neste 10 de novembro de 2019. O imperialismo dos EUA em conluio com governos comparsas da região desfere mais um golpe contra um povo latino-americano. Toda nossa solidariedade a Evo, Linera, dirigentes do MAS e todo o povo boliviano. Que as organizações internacionais tão preocupadas em auditar as últimas eleições sejam tão ou mais atentas na condenação à violência e na salvaguarda da vida de Evo.

Brasília, 10 de novembro de 2019
Secretaria de Política e Relações Internacionais do PCdoB