Artistas e entidades culturais defendem criação do dia da viola caipira

Brasília, quarta-feira, 14 de junho de 2017 - 12:45

CULTURA

Artistas e entidades culturais defendem criação do dia da viola caipira


Por: Ana Luiza Bitencourt

Em audiência pública promovida pela CCult, parlamentares, músicos e ativistas debateram maneiras de fomentar e incentivar a tradição da viola.

Richard Silva/PCdoB na Câmara

A identidade cultural brasileira ganhou palco de discussão na Câmara, na manhã desta quarta-feira (14). A Comissão de Cultura (CCult) da Casa promoveu uma audiência pública para debater a instituição do Dia Nacional da Música e Viola Caipira.

A realização do encontro foi uma demanda de Evandro Roman (PSD-PR), João Daniel (PT-SE), Sérgio Reis (PRB- SP) e Jean Wyllys (Psol-RJ). Os parlamentares argumentam que 13 de julho – que seria o dia da viola caipira – é uma data especial porque se comemora o nascimento de Cornélio Pires, bandeirante e expoente do gênero que se destacou como artista da tradição brasileira.

A dupla caipira Zé Mulato e Cassiano representou o gênero musical durante o encontro. “Estamos felizes por a viola ter chegado aqui, ainda mais por um motivo desses – mesmo que para nós isso já devesse ter acontecido há uns 100 anos. Precisamos que a música caipira seja tratada com mais firmeza, mais seriedade. Nós, enquanto músicos, lutamos pela viola como podemos, mas há limites”, pontuou Zé Mulato.    

Jandira Feghali (PCdoB-RJ), membro da CCult, salientou o papel do Parlamento como fomentador da cultura brasileira e na erradicação do preconceito com a música caipira, que, infelizmente, ainda se faz presente.

“Quando a gente não tem identidade, não tem nada. E a cultura é a nossa identidade. Por isso, precisamos reconhecer sua pluralidade. O preconceito é algo real e precisa ser superado. Cabe à representação popular deste país ajudar nesse entendimento, e aprovar um projeto como este é um passo nesse sentido”, defendeu a deputada. 

Entre demais músicos e ativistas culturais, também participaram da audiência o professor de artes da USP, Roberto Nunes Corrêa; o produtor e apresentador do programa Brasil Caipira, da TV Câmara, Luiz Rocha; o fundador do Clube do Violeiro Caipira, Volmi Batista da Silva; e Luiz Faria da Silva, diretor da Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil (ANVB).


Com informações da Agência Câmara 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com