Desmonte trabalhista avança no Senado

Brasília, quarta-feira, 14 de junho de 2017 - 11:41      |      Atualizado em: 20 de junho de 2017 - 16:32

REFORMA TRABALHISTA

Desmonte trabalhista avança no Senado


Por: Ana Luiza Bitencourt

PLC 38/17, que trata da “reforma” de Temer, iniciou sua tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A senadora Vanessa Grazziotin apresentou voto em separado ao texto do relator.

Marcos Oliveira/Agência Senado

A ameaça aos direitos dos trabalhadores atingiu novo patamar nesta terça-feira (13). O tucano Ricardo Ferraço (ES) leu, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, seu relatório sobre o PLC (Projeto de Lei da Câmara) 38/17, que devasta a Consolidação das Leis Trabalhistas.

Ferraço apresentou o texto da “reforma” de Michel Temer sem alterações, recusando as mais de 200 emendas sugeridas pelo colegiado. Em represália, e para demonstrar o quão danoso é o projeto para os brasileiros, senadores da Oposição fizeram votos em separado.

Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, expôs uma série de argumentos para evidenciar que o projeto favorece apenas os detentores do poder econômico – o empresariado. A senadora também criticou a precarização do trabalho contida na proposta, que ocorre por meio da prevalência do negociado em detrimento do legislado.

“Precisa haver, pelo menos, um amplo debate. Temos a convicção plena e absoluta que esse projeto não é do domínio da maior parte da população, nem mesmo dos parlamentares. É um texto nocivo não só aos trabalhadores, mas também ao Estado brasileiro, porque da forma como consta há uma série de itens inconstitucionais”, apontou a senadora.

É unanimidade entre os parlamentares que a reforma retrocede e leva o país às condições de trabalho do século 19, onde não havia qualquer forma de proteção legal para os trabalhadores.

A votação do relatório na CAS está prevista para acontecer na próxima terça-feira (20). Depois, deve seguir a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa.


Com informações da Agência Senado









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com